quinta-feira, 14 de março de 2013

PAÍS SEM EDUCAÇÃO = PAÍS SEM FUTURO

Enquanto o governo federal enche boca pra falar que reduziu a miséria aparente no Brasil, a ONU divulga os últimos dados do Índice de Desenvolvimento Humano, o IDH.

O documento divulgado nesta quinta-feira (14) mostra que apesar de ter avançado nas últimas duas décadas, o Brasil ainda tem um IDH menor que a média dos países da América Latina e Caribe. O país está na posição 85ª do ranking, que leva em conta a expectativa de vida, o acesso ao conhecimento e a renda per capita. 

E é no acesso ao conhecimento que mais pecamos. O relatório do Pnud também revelou que o Brasil tem a menor média de anos de estudo entre os países da América do Sul. Segundo dados de 2010, a escolaridade média do brasileiro era de 7,2 anos – mesma taxa do Suriname – enquanto são esperados 14,2 anos. No continente, quem lidera esse índice é o Chile, com 9,7 anos de estudo por habitante, seguido da Argentina, com 9,3 anos, e da Bolívia, com 9,2 anos.

O governo, é claro, contesta esse relatório. O problema é que não faz muita diferença quem está certo. A questão é que a educação no Brasil passa longe de ser prioridade nacional. Assim, continuaremos a combater apenas a miséria e nunca avançarmos para além dela.

Fonte: http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/03/14/brasil-tem-3-maior-taxa-de-evasao-escolar-entre-100-paises-diz-pnud.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário