terça-feira, 25 de junho de 2013

INTERPRETANDO IMAGENS DA ERA VARGAS (1930-1945)

Alunos e alunas dos 3º anos. Segue o link da aula sobre as imagens da Era Vargas.

Na verdade a aula é um exercício de interpretação e análise de imagens. Competência e habilidade muito exigida para os alunos que farão o ENEM.

ERA VARGAS


REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Caros alunos e alunas dos 2º anos. segue o link das aulas sobre Revolução Industrial.

São dois arquivos:

AULA_1

AULA_2

Estudem primeiro a AULA_1

quarta-feira, 19 de junho de 2013

VAMOS ESCREVER A NOSSA HISTÓRIA!

 Temos visto na tv e nos jornais os "formadores" de opinião (articulistas, cientistas políticos, professores, jornalistas) totalmente perdidos. Não conseguem imaginar os motivos dos protestos ou pelo menos enxergar o foco dos movimentos. Creio que essa cegueira é fruto de uma cultura acostumada a  ver o brasileiro como um povo pacífico, ordeiro e, se olharmos bem em nossa história, nunca fomos.

Passamos por vários movimentos sociais, tanto na época colonial como no Império e na República. Apesar de quase sempre oprimidos pelos governos vigentes (e opinião pública) esses movimentos deixaram grandes contribuições para as gerações futuras.

E é exatamente isso que espero, que essas ações deixem para toda a classe política um aprendizado, uma lição que ensine que tentar subestimar a força de um povo, ou desqualificar seu movimento (tentando sempre a crítica negativa) é inútil e ainda mais motivador para quem está disposto a lutar por seus ideais e direitos.

E fazendo um exercício de reflexão podemos perceber, para além da questão do transporte urbano nas grandes cidades, que motivos não faltam para a massa (de diversas origens) tomar as ruas. Combate à corrupção, valorização efetiva do professor, redução da violência, combate à inflação, veto à PEC 37, reforma política e jurídica e etc, etc, etc...

Então, convoco a todos para estarmos juntos em mais um ato cívico, político e patriótico.

Termino deixando algumas músicas para a gente refletir até a manifestação







terça-feira, 18 de junho de 2013

Primeiro eles ignoram você, aí eles riem de você, aí eles combatem você, aí você vence. Gandhi


Acho fantástica essa frase de Gandhi para ilustrar o título deste texto, pois resume bem o significado dos últimos eventos. As manifestações começaram com um foco, o preço das passagens, e com o desenrolar dos acontecimentos (violência, vaias na presidenta, etc) esses movimentos se espalharam pelo país ganhando contornos diversos ao original.

Assim, o movimento que tinha uma cara, o passe livre, ganhou novas cores. o povo brasileiro mostrou que não é preciso estar focado em um só problema para se manifestar. O que não podemos é  aceitar a afirmação de que  estudantes ( e não só!) foram para as ruas sem motivo. Afinal, toda a situação política, econômica e social no Brasil é grave e precisa urgentemente ser corrigida.

Ficaria horas escrevendo os motivos, mas creio que todos já conhecem bem: inflação, corrupção, gastos exorbitantes para a Copa (imaginem nas Olimpíadas!), etc.

Se o Brasil finalmente despertou do sono em que caiu desde 1992 (Fora COLLOR) só o tempo dirá. O certo é que temos muito do que reclamar e gritar e quando menos esperarem, venceremos.

PS: Quero deixar claro aqui que não concordo em nenhum momento com protestos violentos e com a repressão policial mais violenta ainda. E deixo uma pergunta: por que os políticos não gostam de dialogar com o povo quando este se junta para manifestar?



































terça-feira, 11 de junho de 2013

BOLSA FAMÍLIA: UM NOVO TIPO DE CORONELISMO?

Entrevista publicada com a socióloga Walquiria Leão Rego, no jornal Folha de São Paulo (11/06), mostra que a Bolsa Família está acabando com o Coronelismo nos pontos mais distantes do país.

Lendo a entrevista sem muita atenção, até que podemos concordar com a entrevistada. Aliás, autora de um livro sobre esse mesmo programa.

Porém, uma pergunta fica no ar: não será o Bolsa Família um novo tipo de Coronelismo?

Cliquem no link e depois comentem aqui.

www1.folha.uol.com.br/poder/2013/06/1293113-bolsa-familia-enfraquece-o-coronelismo-e-rompe-cultura-da-resignacao-diz-sociologa.shtml